Um dos principais problemas no sector da saúde é a incapacidade de prever, a nível temporal e monetário, os cuidados da saúde que serão necessários para um indivíduo. Esta motivação está na base de ser cada vez mais comum considerar-se como necessária a aquisição de um Seguro de Saúde, permitindo, mediante o pagamento do prémio, a transferência deste risco para as seguradoras.

Em virtude de crises económicas sucessivas, o Serviço Nacional de Saúde tem vindo a denotar algumas insuficiências, e o recurso ao Seguro de saúde tem sido considerada como uma forma de ter acesso a cuidados de saúde de forma mais expedita e diversificada.
Acrescentando a este facto, as entidades patronais passaram a incluir o Seguro de Saúde no pacote de benefícios a oferecer aos seus colaboradores, sendo este muitas vezes extensível às famílias dos mesmos. Por um lado tornam o pacote de benefícios mais atrativo, por outro ajudam a combater o absentismo, visto que os colaboradores passam a ter acesso a cuidados de saúde mais rápidos e diversificados.